Deputada Amparo Landim do (PSD) luta incansavelmente pela mulher piauiense, em uma destas lutas a parlamentar incluir o tema "Direitos da mulher" no currículo obrigatório
da educação básica do Estado do Piauí é o objetivo do projeto de Lei da
deputada Amparo Landim (PSD) apresentado no dia (21) na Assembleia Legislativa.
O projeto visa inserir o conteúdo escolar dos alunos de 1º e 2º graus das
escolas públicas e privadas, a exemplo da Lei Maria da Penha. A finalidade
principal é reduzir as formas de violência contra a mulher.
Conforme justificativa da parlamentar, “a convenção interamericana, de 1994, em Belém do Pará, definiu a violência da mulher como ato ou conduta no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher”.
A deputada menciona, ainda, dados da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que, a cada 5 anos a mulher perde 1 ano de vida, vítima de estupro, violência doméstica. Na América Latina de 25 a 50% das mulheres são vítimas de algum tipo de violência. No Brasil, de 1997 a 2007, 41.532 mulheres foram assassinadas. A cada 2 minutos, 5 mulheres são vítimas de violência no Brasil.
De acordo com o artigo 2º do Projeto de Lei, as Escolas Públicas e Privadas poderão trabalhar junto ao Ministério Público Estadual, através do Núcleo das Promotorias Públicas Especializadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar, na execução da lei.
A deputada Amparo Landim propõe ainda, que, por iniciativa do Ministério Público Estadual o Projeto de Lei seja denominado “Leoneide Ferreira”, artesã, de 32 anos de idade, assassinada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu dia 31 de agosto de 2009, no bairro Porto Alegre, zona sul de Teresina. A vítima deixou dois filhos adolescentes. O Estado foi omisso no caso.