18 de novembro de 2013

São João do Piauí é contemplado com escola de Tempo Integral

 Dessa vez, a Unidade Escolar Senador José Cândido Ferraz (antiga Escola Normal) no município de São João do Piauí, é a nova contemplada com a metodologia do Tempo Integral. A escola trabalha exclusivamente com o Ensino Médio e já vinha sendo apoiada pelo Programa Ensino Médio Inovador. "Essa é uma conquista há muito tempo esperada por toda a equipe e pela comunidade escolar. O Tempo Integral será um marco na nossa história e, com certeza, possibilitará a nossos alunos concorrer com pé de igualdade com alunos de melhores escolas. Só temos a agradecer ao Sr. Governador e ao Secretário Átila Lira por esse presente", enfatiza a diretora da Escola Normal, professora Teresinha Dias.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), dá continuidade ao programa de Escolas de Tempo Integral na rede estadual de ensino. Com isso, o Piauí que, atualmente conta com 40 (quarenta) escolas que adotam a metodologia de tempo integral no regime de nove horas, amplia mais uma vez sua oferta nessa modalidade.
O programa de Tempo Integral prevê carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Dentro das horas por dia trabalhado, 1 hora é destinada para almoço, além de dois lanches. O programa possui concepção pautada na perspectiva de que o horário expandido representa uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras.

A Secretaria da Educação trabalha ainda com o Programa de Tempo Integral "Mais Educação". O programa amplia a jornada para sete horas semanais e já conta com 245 escolas dentro desse regime. "É muito mais educação de qualidade para os alunos da Rede. Com a jornada ampliada podemos ofertar muito mais para os estudantes", garante o secretário da Educação, Átila Lira. A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno sem valorização de um turno específico. 

O foco do aprendizado direciona o aluno e o seu desenvolvimento pleno. O "protagonismo juvenil" - onde o jovem é autor da sua própria história - e a "pedagogia da presença" - a escola, os alunos e professores interagem constantemente - são as duas vertentes adotadas pelo programa de tempo integral. "O objetivo é desenvolver princípios e valores para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos", explica a coordenadora da Escola de Tempo Integral na SEDUC, Alcina Sotero.


FONTE: Seduc
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