Dessa vez, a Unidade Escolar Senador
José Cândido Ferraz (antiga Escola Normal) no município de São João do Piauí, é
a nova contemplada com a metodologia do Tempo Integral. A escola trabalha
exclusivamente com o Ensino Médio e já vinha sendo apoiada pelo Programa Ensino
Médio Inovador. "Essa é uma conquista há muito tempo esperada por toda a
equipe e pela comunidade escolar. O Tempo Integral será um marco na nossa
história e, com certeza, possibilitará a nossos alunos concorrer com pé de
igualdade com alunos de melhores escolas. Só temos a agradecer ao Sr.
Governador e ao Secretário Átila Lira por esse presente", enfatiza a
diretora da Escola Normal, professora Teresinha Dias.
O Governo do Estado, através da
Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), dá continuidade ao programa
de Escolas de Tempo Integral na rede estadual de ensino. Com isso, o Piauí que,
atualmente conta com 40 (quarenta) escolas que adotam a metodologia de tempo
integral no regime de nove horas, amplia mais uma vez sua oferta nessa
modalidade.
O programa de Tempo Integral prevê
carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Dentro das horas por dia
trabalhado, 1 hora é destinada para almoço, além de dois lanches. O programa
possui concepção pautada na perspectiva de que o horário expandido representa
uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens
significativas e emancipadoras.
A Secretaria da Educação trabalha
ainda com o Programa de Tempo Integral "Mais Educação". O programa
amplia a jornada para sete horas semanais e já conta com 245 escolas dentro
desse regime. "É muito mais educação de qualidade para os alunos da Rede.
Com a jornada ampliada podemos ofertar muito mais para os estudantes",
garante o secretário da Educação, Átila Lira. A carga horária disciplinar é
distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o
período diurno sem valorização de um turno específico.
O foco do aprendizado
direciona o aluno e o seu desenvolvimento pleno. O "protagonismo
juvenil" - onde o jovem é autor da sua própria história - e a
"pedagogia da presença" - a escola, os alunos e professores interagem
constantemente - são as duas vertentes adotadas pelo programa de tempo
integral. "O objetivo é desenvolver princípios e valores para a melhoria
do ensino-aprendizagem dos alunos", explica a coordenadora da Escola de
Tempo Integral na SEDUC, Alcina Sotero.