Defesa vegetal desenvolve trabalho visando orientar os produtores a respeito de pragas quarentenárias e tratos culturais.
Os trabalhos tiveram início pelo Projeto Perímetro Irrigado Morro dos Cavalos no município de Simplício Mendes. Lá foram levantadas três culturas, a de banana, uva e goiaba, onde, durante as atividades, houve a transmissão, por parte dos fiscais da ADAPI, de orientações a respeito de pragas quarentenárias e o manejo de tratos culturais
A equipe, composta pelos engenheiros agrônomos Alvanise Braz da Silva e Alcione Riccely A. da Silva, se deslocou também ao município de São João do PI, onde houve a realização de um treinamento para o Regional da ADAPI de São João do Piauí onde o mesmo repassará aos técnicos do escritório da ADAPI (USAV) deste município. Treinamento em Defesa Sanitária Vegetal - atualização da legislação e ações de defesa.Em São João houve a visita ao Assentamento Marrecas, lá a equipe orientou vários produtores da região sobre pragas quarentenárias presentes A2 e fez o levantamento fitossanitário nas culturas de banana e de uva.